segunda-feira, 14 de maio de 2012

Foi em 1964...

Foi em 1964 que comecei a conhecer o mundo como ele é.
Pois nesse ano meu pai veio a falecer fiquei sendo o esteio da casa, meu irmão com apenas 17 anos saiu de casa indo morar com sua namorada.
Fiquei só e com a responsabilidade de cuidar de minha mãe, que com a morte de meu pai, ela começou a se entregar, não querendo nem sequer sair mais de sua cama, eu então arregacei as mangas e fui de machado em punho trabalhar em corte de eucalipto, onde eu cortava as árvores, media de 1,80m em 1,80m, cortava, descascava com um facão aqueles pedaços de eucalipto que conseguia levantar, os mais pesados usava o machado para poder tirar a casca.
Neste trabalho fiquei durante 6 meses até que um dia logo de manhã, cheguei ao trabalho coloquei meu almoço e água pendurados numa árvore, daí eu comecei a derrubar eucaliptos mais ou menos umas 8 árvores, atorei todas na medida certa, cortei os galhos e comecei a descascar os troncos mais grossos com o machado, só que os primeiros tem uns 50 cm de altura, onde eu colocava o pé esquerdo, vinha descascando e andando de costas, depois de nove toras escapou a pontinha do machado vindo acertar o meu pé, encostei o machado, abri aquele pequeno corte, era bem pequeno mesmo, mas dava para ver o osso, imagine só o que eu fiz? abri aquele corte, enchi com terra para estancar o sangue, pois continuei trabalhando até a tarde, empilhei todo o eucalipto onde deu 3,5m fim do dia.
Volto para casa, tomo banho, mas ao tirar a terra do corte, vejo que está com pus, tudo bem, pego bálsamo e faço curativo, preparo o jantar e vou dormir.
No dia seguinte não vou trabalhar, pois não posso colocar o pé no chão, que está inchado e dolorido, isto é quarta-feira. Passo esse dia, o outro e chega a sexta-feira o patrão chega para fazer o pagamento semanal.
Recebo o dinheiro da semana, em seguida ele (patrão) pede qu eu vá até minha casa e pegue o mais importante apenas o que caiba em uma camioneta, e lá vai eu e minha mãe para Jacareí morar em uma cozinha e um quarto no quintal de sua casa.
Cheguei em Jacareí à noite. No outro dia comecei a trabalhar como empregada doméstica na casa da filha desse senhor.
Passado quatorze anos tive meu filho que foi para escola com um ano de idade, pois não tinha creche aqui e não podia pagar babá e nem cuidar dele o dia todo, pois ainda minha mãe estava comigo.
Passado dois anos minha mãe faleceu, fiquei só com meu filho, mas sempre trabalhando sem descanso pois trabalhei durante 35 anos de domingo a domingo, quando eu fui aposentada.
Ai sim|: meu patrão que era construtor de imóveis e estava construindo casas no Jardim do Portal, pois ele chegou para mim e disse:
Quero que você e seu filho vão escolher uma casa que eu termino como vocês quiserem, daí vou mobiliá-la a seu gosto, a partir de então você e seu filho vão para sua casa, onde agora você só vai trabalhar três dias por semana, o que acha?
Respondi: Isso é bom demais.
Fui para minha casa, mas a patroa que é mesquinha, não deixou que eu descansasse, e em seguida me falou: "ah, sua casa é pequena, o que você vai fazer sábado, domingo e mais dois dias da semana? Aqui tem muito trabalho, você vem a semana toda e fica com sábado e domingo."
Pois é, quando eu me aposentei o salário mínimo era de R$513,00 e eu ganhava R$550,00, pois fiquei trabalhando 8 (oito) anos sem ter aumento até que no dia 2 de fevereiro de 2009, às 18:20 horas eu fui me despedir, minha patroa disse:
Aqui está seu pagamento, não precisa vir mais.
Pergunto: por que?
Responde: Não tenho mais condições de pagar.
Imagine oito anos trabalhar sem aumento de salário e ser despedida sem mais nem menos, o que você faria?
Porque não fiz nada
---x---x---
Mas hoje estou vivendo de verdade:
Conheci a Casa Viva Vida onde faço inúmeras atividades tais como:
Caminhada, Ginástica, Lian Gong, aulas de música, inglês, informática, dança cigana e teatro.
Ah! ia me esquecendo, como não pude estudar, agora estou estudando, estou na oitava série.
Não paro por aqui, vou em frente.

IDA.

4 comentários:

  1. Meus olhos lacrimejaram.
    Admiro demais essa mulher que é sua mãe, amigo. Espero poder aprender muito com ela.
    D. Ida é um exemplo de mulher. :D Qdo crescer, qro ser igual. <3

    ResponderExcluir
  2. *-* Parabéns à sua mãe por ser uma mulher tão forte!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que seu blog ainda existe. Depois de tanto tempo sem visitar... acho que faz uns dois anos... e de repente sem mais nem menos me lembrei e encontrei. Good job man!

    ResponderExcluir