sábado, 25 de julho de 2009

CRITICA - A Batalha do Apocalipse

Livro de Eduardo Spohr que conta desde a queda dos anjos renegados até a chegada do Apocalipse.
O livro quase chega a ser médio.
De 0 a 10, dou um 4,75 pra ele.

Ocorrem alguns problemas. Como disse o dono do exemplar, meio Cavaleiros do Zodíaco e nota-se a falta de um editor.
O que me incomodou é o uso tosco de alguns verbos, como reclamei em um post anterior e a mania de ficar explicando poderes ou a própria história do livro várias e várias vezes. Existe também o fato de ficar dando nome aos capítulos, nomes esses que por vezes entregam o que vai acontecer no capítulo.
Usar 3 ou 4 adjetivos pra cada substantivo, só se você for Jack Kerouack.

Mas como primeiro livro (acredito eu) do autor ele é bom. A história é interessante e ele surge com umas duas soluções muito interessantes. NOta-se que foi feita uma pesquisa dos lugares, paisagens e personagens da história.
Ótimo começo, espero que as falhas ( na minha opinião ) sejam corrigidas e que dentro em breve haja um novo livro.

Bom ver autores nacionais saindo da mesmice, de falar de casos da periferia e de indios.

Eu recomendo se seu filho tiver entre 10 a 15 anos. Não tem nada forte ou explicito.

12 comentários:

  1. Fala rapaz!

    Na sinceridade, gostei da tua crítica!

    Quando a explicar várias vezes o mesmo conceito, CONCORDO PLENAMENTE e muitas pessoas já falaram o mesmo. Estou trabalhando para melhorar isso na próxima edição.

    Já o lance dos Cavaleiros do Zodíaco, é uma marca do livro. Entendo que vc não tenha gostado, respeito, mas essa é uma coisa que, se tirar, acho q descaracterizaria um pouco a obra.

    Se tiver outras críticas, sério, me manda. Gosto de ler e refletir sobre elas. Escuto e aceito numa boa. Meu email é eduardo.spohr@gmail.com

    Aliás, tu me deu uma ideia. Vou perguntar no twitter quem tem críticas a fazer. Estou trabalhando na revisão para o relançamento, então ainda dá pra mudar alguma coisa.

    Um abraço e valeu por ter lido o livro até o fim :-)

    Ah, e vê se aparece no meu blog: http://filosofianerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nuam gostei esse livro prova que fantasia tem espaço no brasil e esse livro é muito bom

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter percebido alguns erros, como por exemplo, o nome do capítulo entregar o que vai rolar no capítulo, acho o livro do Spohr demais, não existe nada igual no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que exageraram e muito comparando o autor ao J.R.R. Tolkien. Não chega nem aos pés de livros como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, e o início é muito didático. Mas seria ótimo se outros autores percebessem como os leitores gostam de ivros de fantasia aqui no Brasil, e pararem de se aproveitar de temas históricos ou de jornadas pelo nordeste. Essas histórias já enxeram o saco. Usem a imaginação e façam como o Spohr: escrevam sobre aventuras!

    ResponderExcluir
  5. Li o livro e gostei mas dizer que no Brasil a autores que so escrevem sobre jornadas pelo nordeste é exagero, leiam Os Sete de Andre Vianco.

    ResponderExcluir
  6. Estou mais ou menos na metade do livro.
    Ele é fantástico!
    A cada página fico mais vidrada na história e gostaria de expressar minha adimiração!
    E quanto a analogia aos Cavaleiros do Zodiaco acho que realmente faz parte do livro e do intuito do autor, o que na minha apinião deixa o livro ainda mais fascinante!

    Maysa.

    ResponderExcluir
  7. O livro é fantastico,pois ele consegue explicar juntas a teoria da evolução e da criação.Perfeito.
    O estilo cavaleiros achei marcante e épico.Eu vi tudo que eu queria ver em uma história.

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro nas minhas idas e vindas para o trabalho, e confesso que entrei numa dimensão paralela; a do livro... História interessante, e a narração dos lugares em diversos momentos no tempo, bem como o apontamento de diversas outras culturas faz dessa fantasia um caldeirão de cultura. Parabéns ao autor... e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou começando a ler o livro, porem referente a não haver escritores no brasil com qualidade em historias sobrenaturais, como outro comentario cita leiam Os Sete de Andre Vianco, simplesmente fantastico, parece um roteiro de um filme, porem se passando em cenarios brasileiros

    ResponderExcluir
  10. Achei legal o paralelo com cavaleiros do zodíaco. Tinha imaginado isso antes de ler a crítica. Gostei muito das passagens históricas. Foram um pouco longas, mas nada que desanimasse a leitura. Esperamos um novo livro =)

    ResponderExcluir
  11. Para quem gosta de livros de fantasia nacionais, leiam Leonel Caldela, específicamente os livros "O Inimigo do Mundo", "O Crânio e o Corvo" e "O Terceiro Adeus". Os livros são um pouco difíceis de se encontrar, mas são ótimos.

    ResponderExcluir
  12. Nem cheguei a terminar de ler. O livro é enfadonho e conta com muitos gozos interrompidos, isto é: numa passagem emocionante o autor para para explicar que bla bla bla...

    ResponderExcluir