sábado, 25 de outubro de 2014

Substitutos (Surrogates) - História em Quadrinhos


 Life... only better.

Terminei de ler nesta manhã “Substitutos”, de Robert Venditti & Bertt Weldele.
Essa HQ que deu origem ao filme “Substitutos (Surrogates)”, com Bruce Willis. Que por sinal ainda não assisti.
O que posso dizer em relação a esta história? 

É uma interessante ficção científica sobre um futuro no ano de 2.054 (engraçado que junto com essa HQ eu ganhei ontem um livro que se passa em 2.050) onde 92% das pessoas de uma metrópole não saem mais de casa com seus corpos naturais. Elas se conectam a terminais e o que é ativado e sai para trabalhar ou se divertir são robôs com a aparência do proprietário. Ou não.
O que me atrai em ficção científica são as novas tecnologias e o exercício de imaginação de nos mostrar como essas tecnologias alteram as pessoas e a vida em sociedade. E esta história faz isso muito bem.
Mostrando que em vez de um mundo mais igualitário temos uma sociedade que potencializa os estereótipos de poder, como mulheres utilizando Substitutos masculinos para ter cargos mais importantes em algumas empresas.
O lado interessante dessas substituições é de que não existem mais policiais e bombeiros trabalhando “ao vivo”. Todas utilizam Substitutos. E como isso melhorou a qualidade do serviço.
A revista é iniciada mostrando um indivíduo destruindo dois modelos de Substitutos. A partir daí, o mundo novo nos é mostrado pelos olhos do policial que investiga esse crime e suas repercussões conforme a trama se desenvolve.
Algo que me chamou a atenção foram as propagandas e panfletos ao final das edições, ao melhor estilo Watchmen, de Alan Moore. Uma forma de nos dar mais informações desse maravilhoso mundo novo.
 Publicada originalmente pela editora Top Shelf, a edição que li é um encadernado lançado há uns anos pela Devir Livraria. Qualidade ótima do material. Essa deliciosa aventura ainda estava no plástico. Assim foi um prazer a mais abrir a embalagem e sentir o cheiro de revista nova. Obrigado Rodrigo pelo material.

Vida... apenas melhor.
(slogan da empresa que fabrica os Substitutos).