terça-feira, 19 de agosto de 2014

Puppeteer

Este jogo Puppeteer é mais uma grata surpresa da minha assinatura da PSN Plus.
Desenvolvido pela Japan Studio, conta a  história é de um menino de um mundo mágico que é transformado em fantoche pelo vilão  e tem sua cabeça devorada. Então  deve iniciar uma jornada para recuperar sua cabeça, voltar ao normal e salvar o reino de fantasia.

É um  jogo muito divertido, bonito e colorido. Parece uma peça de teatro. Lembra um quadro do Castelo Rá-Tim-Bum! Ou ainda um show de fantoches. As criatura parecem feitas de papel machê.
A jogabilidade é simples: um botão de pulo, um botão de ação e um botão de trocar cabeças. Sim, o personagem troca de cabeças  e com isso abre algumas salas secretas.
A música toda orquestrada é mais um elemento da narrativa, acompanhando as ações do personagem principal que é mudo, mas isso não é problema visto que os demais personagens falam bastante.
Como por exemplo, a bruxa caricata que fala rimando e gritando, e  seu ajudante puxa-saco e de personalidade ambígua, (ainda não confio nele!).
A arma do personagem é uma tesoura, ideia muito bem sacada dos desenvolvedores, afinal em um mundo de fantoches, pano e papel, a tesoura é uma arma poderosa.
As transições de cenários mantém o clima de peça de teatro, fazendo o controle tremer todo.

Mas não se engane pensando que o jogo é infantil, pois ele tem um jeito de Coraline, de Neil Gaiman. Existem elementos de medo e terror. Mas não é exatamente algo de horror, porque existe muita animação e uma piada em especial com a Disney é impagável.

A dificuldade do jogo está na medida certa. Não é fácil demais que entedie, nem difícil demais a ponto de frustrar o jogador.
E por fim, se você conhece alguém que tem habilidades manuais, esse jogo é um prato cheio, uma fonte de inspiração para pegar tesoura e tecido e sair fazendo suas próprias versões caseiros dos personagens.